Mais um Dia das Crianças chegou e, como em todos os anos, é celebrado no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. E o que fazer com os pequenos que estão de folga da escola — além daquele presente prometido todo ano — Entre uma brincadeira e outra, assistir a um bom filme é uma ótima pedida para entreter as crianças nesse dia muito esperado.




Das obras mais antigas às mais novas, existe uma grande variedade de títulos que vão fazer sucesso entre as crianças e agradar aos adultos. Afinal, todo mundo ainda guarda um pouco da infância dentro de si. Animações, comédias e live-actions e muita produção para toda família compõem a lista de 12 opções de filmes que separamos para você escolher no que vai dar play neste 12 de outubro.

E. T. O Extraterrestre (1982)

Um verdadeiro clássico do cinema, E. T. O Extraterrestre é um filme de ficção científica dirigido por Steven Spielberg. O longa explora a forte amizade surgida entre um garoto chamado Elliott (Henry Thomas) e um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia.

Disponível: Amazon Prime Video.

Querida, Encolhi as Crianças (1989)

Outro clássico infantil, Querida, Encolhi as Crianças é um misto de ficção científica e comédia. A obra gira em torno do cientista e inventor Wayne Szalinski (Rick Moranis) que tem como resultado de uma má experiência o encolhimento acidental dos seus filhos adolescentes. Além deles, também encolhe sem querer duas crianças da vizinhança, ficando todos do tamanho de insetos. Agora, os jovens vão ter que enfrentar diversos problemas por serem tão pequenos, enquanto o pai procura por eles, e também por uma solução.




 

Disponível: Disney+. 

O Menino Maluquinho (1995)

O Menino Maluquinho dirigido por Helvécio Ratton pode ser ainda bastante influente na atual geração. Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso de classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, sofrendo bastante quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda no interior de Minas Gerais, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.

 

Disponível: Globoplay. 

Shrek (2001)

Shrek é uma animação que mostra um temido e aterrorizante ogro verde em seu pântano, vê sua vida interrompida quando personagens de contos de fadas acabam com a tranquilidade de seu lar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad. Com eles, ele acaba fazendo um acordo pra resgatar a bela princesa em um castelo em uma terra "tão tão distante". Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.

 

Disponível: Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Quer saga melhor para maratonar com as crianças do que os oito filmes de Harry Potter. O bruxinho mais amado do mundo é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. No primeiro filme da saga, Harry (Daniel Radcliffe) recebe uma carta com um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça da instituição, que chega em sua casa para levá-lo até o colégio. A partir de então Harry Potter passa a conhecer um mundo mágico, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).




 

Disponível: HBO Max.

Nanny McPhee - A Babá Encantada (2005)

Baseado na série de livros Nurse Matilda, este filme infantil protagonizado por Emma Thompson  acompanha a complicada vida de um viúvo com seus sete filhos: Simon (Thomas Sangster), Tora (Eliza Bennett), Eric (Raphael Coleman), Lily (Jennifer Rae Daykin), Christianna (Holly Gibbs) e a bebê Aggy. Ainda aprendendo a lidar com a perda de sua esposa, Cedric Brown (Colin Firth) passa pouco tempo com as crianças, consideradas as mais malcriadas do planeta e já expulsaram diversas babás. A chegada misteriosa da babá McPhee (Emma Thompson), promete mudar isso. Com muita disciplina e magia, ela ganha o respeito e o carinho da família, e aos poucos vai mudando a realidade dentro da casa, ajudando não apenas os pequenos, mas também o patriarca. Sua aparência assustadora, inclusive, vai desaparecendo conforme as lições que quer passar vão sendo aprendidas pelos membros da família.

Disponível: Amazon Prime Video.

 

O Rei Leão (2019)

Live-action de um grande clássico da Disney. Em O Rei Leão, Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa, o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

 

Disponível: Disney.

Turma da Mônica: Laços (2019)

Abrindo as opções de live-action, temos nada menos que a adaptação cinematográfica dos gibis de Turma da Mônica. Em Turma da Mônica: Laços, Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto) desaparece. Para encontrar seu cãozinho, Cebola conta com a ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) e, claro, um plano infalível. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o animal de volta para casa.




 

Disponível: Globoplay e Amazon Prime Video.

Divertida Mente (2015)

Ganhador do Oscar de Melhor Filme de Animação, Divertida Mente foi a primeira produção Disney a abordar o tema depressão infantil. A animação se passa quase toda dentro da mente da garota divertida Riley de 11 anos, que passa a sentir emoções conflituosas após mudar de cidade com seus pais. Dentro do cérebro da pequena, vemos como isso afeta cinco emoções: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da menina muda radicalmente.

 

Disponível: Disney+.

Pinóquio (2022)

Nova versão da história de Pinóquio em live-action! No longa dirigido por Robert Zemeckis, Gepeto (Tom Hanks) é um carpinteiro que constrói um boneco de madeira que se chama Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth). O artesão o trata como se fosse seu filho de verdade e devido ao seu amor genuíno pelo boneco, a Fada Azul (Cynthia Erivo) concede seu desejo de fazer com que o boneco fale. Após ganhar vida, Pinóquio é instruído pelo Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) em uma grande aventura.

 

Disponível: Disney+.

Red: Crescer é Uma Fera (2022)

 

Indicado ao Oscar 2023 de Melhor Animação, Em Red: Crescer É uma Fera se passa nos anos 2000 e acompanha Mei Lee, uma menina de 13 anos. Enquanto vivencia o caos da adolescência, a garota tenta seguir as orientações de sua exigente mãe e a rígida educação que sua família passa de geração para geração. Mas Mei Lee logo descobre que há algo mais que as mulheres de sua família passam de geração em geração: uma maldição. Aos, 13 elas se transformam em um panda-vermelho gigante quando passam por emoções fortes, como estresse ou tristeza - o que com certeza, só gera mais problemas para a jovem - sendo uma metáfora para todas as vezes que, constrangidos pelos novos desafios que se apresentam em nossas vidas, as inseguranças só se agigantam.




 

Disponível: Disney +.

 

A Pequena Sereia (2023)

Mais um live-action disponível no streaming trata-se do clássico desenho animado A Pequena Sereia. Bem fiel à animação original do estúdio, a caçula das filhas do Rei Tritão (Javier Bardem), Ariel (Halle Bailey) é uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura. Desejando descobrir mais sobre o mundo além do mar, a garota visita a superfície e se apaixona intensamente pelo arrojado Príncipe Eric (Jonah Hauer-King), ao salvá-lo de um naufrágio. Mas para procurá-lo em terra firme e se aproximar do príncipe humano, a sereia pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula (Melissa McCarthy), e aceita ceder sua voz para que a feiticeira lhe dê pernas. Agora, ela terá o desafio de se comunicar com o rapaz ao experimentar a vida em terra firme.

 

Disponível: Disney +. 

compartilhe