É impossível imaginar Titanic (1997) sem Leonardo DiCaprio. James Cameron, diretor do filme, revelou que o ator esteve a ponto de perder o papel de Jack Dawson no longa recordista de vitórias no Oscar com 11 estatuetas. 




Na obra, Leonardo deu vida ao imigrante irlândes de classe baixa que se apaixona pela jovem milionária Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet). O personagem foi um dos maiores sucessos na carreira do artista e rendeu ao artista o status de estrela de Hollywood.

 

Em entrevista à revista GQ no YouTube, James contou que Leonardo DiCaprio encantou a equipe do blockbuster em uma primeira reunião, mas, um tempo depois, mostrou resistência em fazer um teste de química ao lado de Kate Winslet. O tipo de química, segundo o produtor, que resultasse na cena de nudez envolvendo o icônico desenho que Jack faz de Rose. "Ele disse 'não leio [para testes]' e eu respondi 'bom, obrigado por ter vindo'", disse o cineasta.

 

Depois da "dispensa" de James Cameron, DiCaprio aceitou realizar um teste ao lado de Winslet. "Ele falou: 'Espere, espere… Se eu não ler, eu não consigo o papel? É desse jeito mesmo?'. E eu disse: 'Vamos lá… Este é um filme gigante que vai tomar dois anos da minha vida, e você vai fazer outras cinco coisas enquanto eu estiver fazendo a pós-produção. Então, eu não vou estragar tudo tomando uma decisão errada para o elenco. Por isso: ou você lê ou não vai conseguir o papel'", destacou.




 

"Houve uma reunião com o Leo e então um teste de cena com o Leo", relembrou o diretor. "Essa reunião foi interessante porque estava sentado em minha sala de conferência, esperando para conhecer um ator. E eu olho ao redor, todas as mulheres do escritório estão na reunião. Todas elas queriam conhecer Leo. Foi bem engraçado", acrescentou.

 

Ainda segundo o diretor, Leonardo continuou com a cara fechada durante a leitura das cenas, mas tudo mudou quando ele entrou no personagem. "Cada pedaço de seu ser estava totalmente negativo até eu dizer 'ação'. E então ele se transformou em Jack. E Kate simplesmente se iluminou e eles entraram nessa coisa toda enquanto faziam a cena. Nuvens escuras sumira, um raio de sol desceu e iluminou Jack. Eu disse: 'Tudo bem, ele é o cara'", brincou Cameron.

 

Ao lado de Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), Titanic é o filme com mais vitórias na história do Oscar. Entre as 14 indicações, venceu 11 prêmios da Academia: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Canção Original.

 

Em comemoração a seus 25 anos de lançamento, o filme deve retornar aos cinemas em fevereiro de 2023 com uma versão remasterizada e em 3D.

 

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:

compartilhe