Em meio aos recordes de temperaturas congelantes na capital mineira, muitas empresas, grupos comunitários e até mesmo iniciativas individuais buscam promover ações solidárias para amenizar o frio, principalmente dos moradores de rua. A criatividade para despertar na população compaixão e preocupação com os mais vulneráveis faz parte da estratégia para aumentar a arrecadação de agasalhos e cobertores de boa parte das iniciativas. Entre elas, uma se destaca por sua saída criativa: a 'Campanha do Agasalho, Sua Doação Faz a Moda', criada pela Agência Casasanto. A agência provou ser possível inovar em qualquer situação e surpreendeu ao transformar moradores de rua em modelos do próprio ensaio fotográfico da campanha.
Foram selecionados 10 moradores de rua para estrelar a campanha. As fotos se valem de um tom poético para mostrar que peças que muitas vezes estão esquecidas no guarda-roupas podem aquecer quem precisa e ainda reforça o slogan da campanha "Sua doação faz a moda".
A campanha foi fotografada por Marco Mendes, do estúdio Lumini Fotografia, teve produção de moda do Studio Tertulia, das produtoras Amanda de Mendonça e Anna Lara, com direção de arte da Casasanto.
Para o diretor da agência, Robson Santo, o resultado foi surpreendente e muito prazeroso. "Ficamos sensibilizados com a causa. Nossa agência sempre teve uma preocupação com o próximo, e não poderíamos ficar fora dessa", revela.
O projeto ainda contou com participação da empresa Lavemcasa e dos projetos sociais Savassi Criativa e Distrito da Moda. A ação segue até o fim do inverno e armou um esquema de coleta das doações em domicílio com a Lavemcasa. Para doar, basta agendar pelo (31) 3360-8407, que a empresa busca as peças na casa do doador, lava e passa antes de distribuí-las para quem precisa.